Share Button

A segurança de rede sempre foi uma preocupação dos especialistas em informática. Atualmente, cada vez mais empresas também estão buscando proteções eficientes devido à adoção de serviços em nuvem e a possibilidade do trabalho remoto ou híbrido. Este cenário favorece invasões e ataques de ransomwares, os sequestradores de dados digitais, por isso, ficar de olho no sistema de segurança da informação é imprescindível aos negócios modernos.

O Zero Trust Network Access (ZTNA) é uma das soluções que visam o acesso seguro dos funcionários à rede empresarial. O termo, criado pelo Gartner Group, é derivado do conceito de Zero Trust, ou seja, a premissa de “confiança zero” em usuários e na conexão, até que estes sejam averiguados e confirmem sua legitimidade.

VEJA TAMBÉM: Por que a segurança de rede evolui com a transformação digital?

Como o Zero Trust Network Access garante a segurança de rede?

Segundo o Zero Trust (ZTNA), o usuário de internet só deve ter acesso ao que lhe cabe acessar. Ao se conectar a um Wifi, por exemplo, isso não ocorreria, pois ele conseguiria entrar em toda a rede, não apenas na parte que lhe é de interesse. No entanto, o ZTNA demarca até onde os visitantes podem ingressar neste espaço virtual. Com isso, alcança-se uma conexão protegida, visto que, caso tenham contato com um vírus, este não é capaz de se espalhar.

A segurança é possível porque o ZTNA promove a segmentação da rede: os usuários autorizados obtêm acesso a aplicativos verificados e privados ao invés de serem expostos a toda internet. Estes aplicativos, por sua vez, são invisíveis a pessoas não habilitadas, impedindo o acesso indevido à rede de uma empresa. O ZTNA também ajuda a instituição a delimitar onde cada funcionário pode se conectar, afinal, colaboradores têm cargos e funções diferentes dentro de um negócio, o que lhes gera diferentes necessidades de uso da web.

Esses cuidados têm se tornado obrigatórios às instituições, já que o perímetro de internet moderno não está mais centralizado em servidores e redes corporativas. Ele mescla a opção de acesso remoto, os serviços em nuvem e a conexão com aparelhos móveis ou pessoais dos trabalhadores, inclusive dos terceirizados. Um ambiente assim não protegido é de fácil proveito para hackers que buscam, por exemplo, roubar dados digitais por meio de ransomwares.

Quais as principais aplicações do ZTNA?

Para uma segurança de rede empresarial efetiva, o ZTNA funciona em várias frentes:

  • Na força de trabalho: existe a verificação do status de confiança do usuário que deseja acessar a rede. Toda a forma como ele está fazendo isso é averiguada para entender suas intenções: seu aparelho, aplicativo, localização e horário.
  • No local de trabalho: há a segmentação da rede para que seja concedido o nível de acesso certo aos funcionários. Também há a preocupação em automatizar este processo para maior agilidade.
  • Em aplicativos: além da segmentação da rede, é possível a microssegmentação em nível de aplicativo para que este não tenha contato direto com o servidor. Desse modo, não há como contaminá-lo com um vírus caso um aplicativo seja infectado.

Além disso, o ZTNA é visto como uma evolução das VPNs tradicionais, sendo de grande serventia a organizações que adotam serviços em nuvem. Isso  ocorre graças às soluções CASB (Cloud Access Security Broker), isto é, softwares que promovem uma ligação segura e criptografada entre usuários e o data center ou aplicativos em nuvem. Assim, os visitantes não têm acesso direto e ilimitado a pontos críticos da empresa, tudo é gerenciado.

Como sua empresa pode alcançar o ZTNA?

Cada negócio possui suas necessidades particulares. A Vita IT, então, oferece soluções em Zero Trust Network Access (ZTNA) e segurança da informação personalizadas, que analisam o ambiente do cliente para entender a melhor forma de aplicar uma proteção eficiente. Tudo isso de maneira descomplicada e ágil, visto que o ZTNA faz parte do modelo SASE, um conceito de arquitetura que une conectividade e segurança de rede de maneira orquestrada.

Além de disponibilizar as ferramentas necessárias para a proteção empresarial, a Vita IT também oferece os Serviços Gerenciados: nossos especialistas em segurança cuidam das defesas do seu negócio para que você possa se dedicar às outras atividades. Entre em contato conosco e conheça nosso portfólio.

Recommended Posts

Deixe seu comentário