Share Button

Dentro da gama de atividades que um profissional de TI exerce, uma delas é fundamental tanto para o bom funcionamento de outras áreas quanto para a proteção dos dados de qualquer empresa: a Segurança da Informação

Tão importante quanto desafiadora, ela exige que seu especialista possua conhecimento em diversos campos da informática e se mantenha atualizado, o que nem sempre é uma tarefa fácil de ser acompanhada. Por isso, o mercado de profissionais de segurança da informação passa por uma situação delicada, a falta de especialistas. Assim, as empresas buscam soluções para contornar esse quadro. Seu negócio já sentiu esse impacto? Entenda mais sobre o cenário e o que pode ser feito.

Por que é difícil encontrar um especialista em segurança da informação?

O profissional de segurança da informação sempre precisou de uma percepção completa em ferramentas de segurança e também em rede. Com a popularização da cloud, que gerou a multiplicidade dos pontos de acesso à internet e de armazenamento de dados, isso foi potencializado, exigindo maior especialização dos profissionais.

Atualmente, um bom especialista deve estar por dentro de não apenas um, mas dos diferentes tipos de rede (cabeada, sem fio e WAN). Junto a isso, as alternativas de ferramentas de segurança também aumentaram e, além dos Firewalls e antivírus, ele precisa conhecer dispositivos como CASB, SWG, DNS, entre outros.

Portanto, o profissional de TI ideal para garantir a segurança de rede e dos dados de uma empresa passou a ser extremamente especializado, logo, difícil de ser encontrado e altamente valorizado.

SAIBA MAIS: Por que a segurança de rede evolui com a transformação digital?

Qual solução é viável?

A falta de especialistas estimulou o desenvolvimento de soluções que necessitem de menos trabalho humano. Com isso, os grandes fabricantes de tecnologia digital, como a Cisco, apostam em meios de orquestrar diferentes ferramentas. Esse é o caso do SASE, uma arquitetura que integra recursos de segurança de rede e conectividade para facilitar o trabalho.

Essas soluções também diminuem outros problemas além da escassez de profissionais em segurança da informação. Da mesma forma que a tecnologia evolui, as estratégias de ataques cibernéticos também se aprimoram. Por isso, uma diversidade de ferramentas surge a cada dia. Uma estrutura não orquestrada, por consequência, exige um profissional cada vez mais especializado, que estuda continuamente cada ferramenta lançada, e ainda demanda um investimento maior em ferramentas (muitas vezes inviável ao orçamento da instituição).

A Vita IT está com as empresas que querem uma segurança de rede completa, fácil e automatizada. Por isso, investe na capacitação dos seus especialistas em Cyber Security e oferece os Serviços Gerenciados de Segurança, colocando seus profissionais ao lado das melhores soluções à disposição do cliente. Desta maneira, você pode se dedicar às outras atividades da sua empresa enquanto a proteção está garantida. 

Venha conhecer o portfólio de serviços gerenciados da Vita IT e veja como seu negócio pode dar um salto em segurança cibernética. Visite nosso site e entre em contato conosco.

Recommended Posts

Deixe seu comentário