Chamamos de Phishing os crimes virtuais que possuem como objetivo reter informações confidenciais de determinados usuários a fim de obter vantagens advindas dessa coleta de dados ilegal, beneficiando, assim, a si mesmo e prejudicando a outra parte.
Esse tipo de roubo acontece atraindo o usuário a sites falsos, enviando endereços de e-mails suspeitos, formulários tendenciosos e age manipulando a vítima a tomar ações imediatas, que acarretarão na coleta de suas informações pessoais.
O Phishing pode recolher números de cartão de crédito, contas bancárias, endereços de e-mail importantes (principalmente quando a vítima é uma empresa), senhas e logins de redes sociais, entre outros.
O Phishing pode falir a sua empresa!
Imagine só, todos os seus dados empresariais na mão de um hacker. São inúmeras as possibilidades do que ele pode fazer com eles.
Segundo report gerado pelo Dfndr Lab, no Brasil, 30% dos trabalhadores que utilizam seus dispositivos próprios para trabalhar não fazem uso de quaisquer meios de proteção contra ciberataques.
Essa porcentagem, por sua vez, aponta para uma vulnerabilidade significativa nas empresas brasileiras, que em boa parte, ainda não se protegem contra os golpes da internet.
Se um colaborador cai em algum tipo de phishing, o hacker:
- Poderá clonar cartões de crédito utilizados no computador;
- Vender contatos importantes da empresa para concorrentes;
- Divulgar dados sigilosos;
- Hackear as redes sociais da corporação;
- Praticar o roubo de identidade.
Proteger é mais do que se prevenir, é cuidar
É possível proteger sua empresa de futuros golpes aderindo ferramentas que promovem a segurança de dados, preservando sua integridade e crescimento.
As tentativas de phishing podem ser sutis, e até o mais esperto pode cair.
“O phishing é o tipo mais simples de ciberataque e, ao mesmo tempo, o mais perigoso e eficiente porque ele ataca o computador mais vulnerável e poderoso do planeta: a mente humana.”
Adam Kujawa, diretor do Malwarebytes Labs.
A forma mais comum dos ataques de phishing acontecerem é via e-mail, os golpistas enviam ofertas, propostas, ou até mesmo fingem ser outra empresa que você tem contato para coletar seus dados e invadir a sua rede.
As características de um Phishing
Para se prevenir, além de utilizar ferramentas que ajudam a identificar as ameaças e proteger seus dados, é importante se informar sobre como o phishing se manifesta. Se você receber um e-mail que:
- O remetente é desconhecido ou possui nomes e números estranhos;
- Contém mensagens imediatistas, dizendo que se você não clicar em um link alguma consequência será imposta;
- Pede dinheiro ou o preenchimento de formulários;
- Está na caixa de spam.
Tome cuidado, ele pode ser um phishing.
Saiba como proteger a sua empresa!
A ferramenta Umbrella, da Cisco, nossa parceira, oferece a segurança necessária para a sua organização.
Fazendo seu uso, qualquer conteúdo que seja ameaçador ou tenha a intenção de te redirecionar para uma URL maliciosa é identificado e bloqueado, impedindo o usuário de correr riscos.
Sendo assim, a chance dos colaboradores de uma empresa, ou até mesmo você, empreendedor, cair em e-mails de phishing ou qualquer outro ciberataque se torna muito menor fazendo o uso dessa ferramenta.
A proteção dos seus dados é garantida, e a sua organização ficará livre de ameaças.
Invista na segurança de dados e se previna de dores de cabeça futuras. Entre em contato conosco e tenha todas as informações necessárias para começar a utilizar o Umbrella dentro do seu negócio.