Share Button

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, muitas empresas estão planejando que seus colaboradores executem um modelo híbrido de trabalho, alternando alguns dias em home office com outros presenciais. Entretanto, a rede WiFi do seu negócio está preparada e dimensionada para este novo perfil de uso? Promover um bom retorno ao trabalho no escritório, mesmo que de forma híbrida, implica lidar com alguns desafios. Assim, diversas empresas têm enfrentado reclamações dos usuários, bem como problemas da performance e da conectividade da rede WiFi no escritório.

Qual é o possível motivo dos problemas com a internet corporativa?

No modelo híbrido de trabalho, os colaboradores que estão em regime presencial nos escritórios necessitam utilizar ferramentas de colaboração para reuniões virtuais (como Cisco Webex, MS-Teams, Zoom, entre outras) para conversar com os colegas em home office, clientes remotos, parceiros e fornecedores, como já faziam em suas residências. No ambiente presencial da empresa, porém, existe uma concentração maior de pessoas compartilhando a mesma rede, o que gera inconvenientes e falhas nas reuniões virtuais.

Esse é o novo “perfil de tráfego” do usuário junto à rede, diferente da época em que todos os colaboradores estavam no escritório (pré-pandemia) e se comunicavam pessoalmente ou combinavam de se encontrar com clientes e parceiros, sem necessidade das videoconferências. O bom retorno ao trabalho no escritório, portanto, também precisa levar em conta quem não estará fisicamente na empresa.

VEJA TAMBÉM: Conheça ferramentas de videoconferência para melhorar o trabalho híbrido

Como proporcionar o bom retorno ao trabalho no escritório considerando o modelo híbrido?

O segredo é investir em soluções que melhorem a internet corporativa por meio de uma rede de WiFi atualizada e eficiente. Veja algumas dicas para alcançar esse objetivo: 

  • Para o dimensionamento de um projeto de redes WiFi, os dispositivos que consomem aplicações do tipo real-time, live-stream e VoIP necessitam de: maior capacidade de banda, QoS, WiFi Multimedia (WMM), menor latência e menor delay. 
  • Além disso, os access-points precisam reduzir o número de clientes registrados e o raio das células de cobertura WiFi, por isso, é necessária uma maior quantidade de pontos de acesso por ambiente para suportar esse tipo de aplicação.

Existe mais um detalhe importante: de forma geral, o firewall deve permitir o tráfego real-time, por isso, a banda do link WAN/internet também tem que estar dimensionada para esse novo tipo de tráfego de dados. Como solução, as aplicações de colaboração devem adotar um comportamento dinâmico, em que o firewall possibilite permissões desde um range de Portas UDP (como o acesso ao URL do serviço em http ou https).

FALANDO EM SEGURANÇA, LEIA TAMBÉM: O que é Engenharia Social na Segurança da Informação?

Minha empresa está planejando o retorno híbrido dos colaboradores! E agora?

O modelo híbrido chegou para ficar, então, se você está interessado em realizar o bom retorno ao trabalho no escritório, já deve ter percebido que precisa modernizar o WiFi do seu negócio para se adequar ao novo perfil de tráfego. Achou que as mudanças são muito complexas? Fique tranquilo!

Conte com os especialistas em conectividade e a gama de serviços oferecidos pela Vita IT. Em nossas consultorias, elaboramos o levantamento da cobertura wireless preditivo ou ativo/presencial, mapas de calor, interferências RF e uma revisão completa do seu ambiente. Entre em contato conosco!

Recommended Posts

Deixe seu comentário