Share Button

Devido às campanhas de vacinação contra a Covid-19, desde o fim do ano passado, os funcionários das empresas estão retornando ao escritório. No entanto, o período de isolamento social transformou a forma como executamos nossas atividades, pois percebemos que o trabalho remoto também tem suas vantagens. O modelo de trabalho híbrido chegou para ficar! Assim, as empresas estão adotando ferramentas de videoconferência e videochamada que integram os funcionários do escritório com os de casa e ainda com pessoas de fora da instituição.

Essas novidades tecnológicas, contudo, quando não são estrategicamente planejadas, acabam gerando problemas ao seu negócio. São necessárias adaptações no estilo de trabalho dos funcionários, na infraestrutura e, até mesmo, na cultura empresarial. Conheça os caminhos que seu empreendimento deve tomar para aliar o melhor da tecnologia e trabalho nessa nova era.

VEJA TAMBÉM: O que é Engenharia Social na Segurança da Informação? 

1º Desafio no trabalho híbrido: a adaptação às ferramentas de videoconferência

Sua empresa pode apostar em boas ferramentas de videoconferência nesse retorno às atividades presenciais, mas nada disso adianta se os funcionários não souberem manipulá-las. Aqui está o primeiro erro: investir em tecnologias sem a preocupação com sua facilidade de uso e a criação de um plano de adoção para as mesmas. 

O primeiro a se fazer é investir em equipamentos e soluções user friendly, isto é, que oferecem integração com outros dispositivos da arquitetura e facilidade de uso para os usuários – e a Cisco é craque nisso, desenvolvendo a linha Cisco Webex com produtos cheios de benefícios. O segundo a se fazer é educar os funcionários para que entendam e se adaptem a todas as mudanças tecnológicas. A Vita IT, além de proporcionar o serviço de venda e aluguel dos melhores equipamentos e softwares Cisco, também oferece um serviço personalizado de criação do plano de adoção do projeto na sua empresa, auxiliando os funcionários nessa jornada de adaptação.

2º Desafio no trabalho híbrido: conectividade e mobilidade

Imagine só: alguns funcionários em casa e outros no escritório, mas eles precisam conversar; além disso, há a necessidade de lidar com fornecedores, clientes e parceiros. Ou seja, muitas videochamadas acabam sendo realizadas de uma só vez, porém com a infraestrutura corporativa que já estava instalada antes da pandemia – spoiler: ela não vai dar conta. Para evitar inconvenientes, o ideal é que sejam planejados ambientes específicos para a conectividade, não mais apenas a mesa do funcionário que fala por meio do seu computador de trabalho.

A melhor forma de acomodar as ferramentas de videoconferência é criando salas próprias para isso. É claro que os perfis de ambientes podem ser diferentes de acordo com as necessidades da empresa e da reunião em que serão utilizados. Por exemplo, existem salas voltadas para brainstorm com quadros para anotação, espaços para videochamadas com baias individuais, auditórios de videoconferência com estrutura ampla, ambientes livres para atividades rotineiras dos funcionários, entre diversos outros modelos.

Para isso, são precisos bons equipamentos e a melhoria na infraestrutura completa da empresa, englobando data center, condições de conectividade e mobilidade, segurança de rede e colaboração para usar o melhor da telefonia e videoconferência neste espaço físico dedicado exclusivamente a isso. A Vita IT também ajuda outras empresas a aproveitar seus ambientes da maneira mais inteligente e efetiva ao adaptá-los ao trabalho híbrido. Visitamos seu negócio e elaboramos um projeto completo com base em suas necessidades e na estrutura do local.

Ferramentas de videoconferência que otimizam seu negócio

Em tempos de distanciamento social e segurança sanitária, o People Count da Cisco é um aliado por promover a medição da quantidade de pessoas no ambiente e verificar se ele segue as normas. Além disso, o dispositivo gera relatórios eficazes para entendermos se o espaço empresarial está sendo bem utilizado. Por exemplo, se uma sala tem capacidade para dez pessoas, mas os relatórios mostram que só é usada em conferências com cinco, pode ser interessante, então, criar duas salas naquele espaço.

A Inteligência Artificial também é muito bem-vinda nos projetos. Por meio dela, o Webex Assistent da Cisco permite que tudo seja comandado por voz, sem necessidade de toques ou contato físico – nem muito álcool em gel. Já o Webex Meeting possibilita uma funcionalidade chamada Real Time Translation, que gera legendas traduzidas simultaneamente com opções para mais de cem idiomas. Além disso, o aplicativo também é adaptável para eventos e palestras, com outra funcionalidade que transmite um áudio de tradução no idioma que o usuário escolher (separado do áudio original do evento) ao seu fone de ouvido. É muita facilidade e inovação, não é?

Todos esses benefícios e funcionalidades estão disponíveis na linha de produtos de colaboração da Cisco, o Cisco Webex. Desde equipamentos individuais, salas de reunião e soluções de telefonia e videochamadas até contact center. Ficou interessado nessas novidades? Entre em contato com a Vita IT, parceira da Cisco com os certificados Cisco Gold Partner e Cisco Master Collaboration e, por isso, especialista em vender, projetar e implementar as soluções da marca. Auxiliamos sua empresa a integrar o melhor da tecnologia e trabalho híbrido com projetos planejados especialmente para seu modelo de negócio.

Recommended Posts

Deixe seu comentário