O que é multicloud?
Multicloud, como o termo em inglês já sugere, tem tudo a ver com a computação em nuvem. Uma estratégia multicloud consiste na associação de diferentes provedores de nuvens para que a empresa distribua seus dados, aplicativos e serviços.
Para avançarmos neste conceito, é importante entendermos que as nuvens podem ser classificadas como:
- Públicas: o armazenamento de dados e o seu compartilhamento necessitam do data center de uma provedora, externo à empresa que contrata seus serviços e os acessa pela internet.
- Privadas: toda a infraestrutura provém da própria empresa, sendo um serviço exclusivo a ela.
- Híbridas: combinação de nuvens privadas e públicas.
Uma estratégia multicloud, portanto, possibilita a criação de muitos arranjos. Ela pode ser composta apenas por nuvens públicas trabalhando juntas, somente nuvens privadas ou mesmo um cenário de nuvem híbrida.
A ideia é extrair o melhor de cada fornecedor, além de fazer com que a empresa não fique dependendo de um só provedor.
LEIA TAMBÉM: Entenda o SASE: união de conectividade e segurança de rede
Multicloud: quais os benefícios para sua empresa?
Não é de hoje que a computação em nuvem, tão importante na transformação digital, vem trazendo vantagens às empresas. Ao adotar uma estratégia multicloud, isso não seria diferente. Os benefícios deste modelo são:
- Criação de uma nuvem personalizada: algum fornecedor pode ser melhor ao executar uma tarefa em relação a outro, mas este último, por sua vez, também apresenta uma especialidade interessante à sua empresa, assim diferentes serviços são integrados.
- Investimentos inteligentes: a combinação de nuvens de diferentes provedores também permite a melhor decisão em termos financeiros.
- Resiliência do armazenamento de dados: ao distribuir informações em diferentes ambientes, evita-se a perda de dados caso haja algum problema no serviço ou bloqueio de um dos fornecedores.
- Continuidade de negócios: se houver uma falha como descrito no tópico anterior, a empresa também não tem sua operação totalmente inativa.
- Adaptação ao trabalho distribuído em mais locais: com a nova realidade do trabalho híbrido, além da atuação de companhias em diversas regiões, a multicloud permite o gerenciamento de usuários e dispositivos em qualquer lugar.
- Flexibilidade e versatilidade: a multicloud facilita a atualização da empresa às novidades tecnológicas que surgem.
Como implantar o modelo multicloud na sua empresa?
A adoção de uma estratégia multicloud possui seus desafios em relação à complexidade, visto que associa diferentes infraestruturas e descentraliza os serviços. Só para lidar com todos os sistemas oferecidos por cada provedor de nuvem, seria necessário um profissional muito bem capacitado.
Mal implantada, as consequências incluem problemas de gerenciamento e de segurança da informação. Diante disso, você deve estar se perguntando: como minha empresa consegue atingir esse modelo?
Isso só é possível por meio de soluções que centralizam a gestão dos diversos ambientes e padronizam os processos. A Cisco está avançada no desenvolvimento dessas tecnologias, com um portfólio composto por uma série de softwares pensados em três principais pilares: conexão, proteção e consumo em nuvem, como, por exemplo, o Cisco Umbrella.
Assim, a migração às múltiplas nuvens é segura e seu gerenciamento é simplificado.Conheça a Vivo Vita, parceira da Cisco, e converse com o nosso time de especialistas para sua empresa fazer parte da transformação digital.