Importância da segurança cibernética
Com o uso crescente do armazenamento em nuvem, integração de dispositivos e controle por meio do espaço online, os riscos de vazamentos de dados aumentaram. Para se ter uma ideia, segundo a Fortinet, só em 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.
Sem a segurança correta, a exposição de informações para terceiros não autorizados torna- se mais fácil, podendo comprometer as operações de uma corporação. A consequência é a perda da credibilidade da empresa. Como dados de clientes e de colaboradores são de responsabilidade da corporação que os possuem, o seu acesso por não autorizados resulta, inclusive, em problemas jurídicos.
Como funciona o ZTNA?
O Zero Trust é um modelo de segurança que tem como objetivo bloquear a ação de usuários não autorizados no acesso à internet. Em sua tradução livre, ele pode ser entendido como “confiança zero em acessos corporativos”. Com o uso dessa ferramenta, aqueles que desejam acessar o ambiente digital devem ter sua entrada autorizada pelo ZTNA, caso contrário suas atividades ficam proibidas.
Essa proteção sobre a segurança digital se torna necessária, por exemplo, quando vários profissionais realizam serviços na modalidade home-office e ainda continuam com acesso à rede corporativa de casa. Caso ocorram acidentes, como assaltos, invasões digitais ou infecção de vírus pelo computador, sem o ZTNA os dados ficariam vulneráveis.
Outra função dele é a colocação de bloqueio sobre o limite de atividades que um usuário tem. Como o sistema digital de uma empresa pode ser compartilhado por diferentes colaboradores, alguns dados não devem estar à disposição de todos. Esse bloqueio é feito pelo ZTNA por meio do CASB (Cloud Access Security Broker), um software que oferece a conexão segura e criptografada sobre serviços em nuvem entre usuários e seus principais operadores.
A micro-segmentação da segurança digital também é feita com o uso do Zero Trust. Como a contaminação de vírus em computadores podem ocorrer por meio do acesso e download de aplicativos online, o ZTNA impede o contato direto do servidor empresarial com esses serviços.
Leia mais: Quer saber tudo sobre segurança da rede? Conheça o ZTNA
A implementação do Zero Trust não interrompe o fluxo de atividades
Alterações nos trabalhos digitais de uma empresa ou de técnicos da área podem afetar as atividades em consequência das mudanças causadas. No entanto, a implementação do ZTNA não interfere nas tarefas exercidas por profissionais de TI. Afinal, o acesso a rede e aplicativos utilizados continua o mesmo, sendo a única mudança a autorização que será solicitada pelo Zero Trust e também o oferecimento de uma melhor proteção dos dados.
Reconhecendo as diferentes particularidades de cada empresa e indivíduos, a Vivo Vita possui uma das melhores soluções em segurança digital. Com modelos que analisam o ambiente do cliente e que possam atingir suas exigências, como o Zero Trust, sua segurança digital está garantida com nossa proteção eficiente e de qualidade.
Com o retorno às atividades presenciais em escritórios após diversos processos terem passado ao online, as empresas devem garantir a segurança de seus dados e serviços mais do que nunca. Afinal, a proteção das informações de seus colaboradores não é só uma obrigação, como essencial ao bom funcionamento das atividades. Para isso, o ZTNA (Zero Trust Network Access) é uma opção sob medida.