Share Button

O termo é comum de ser ouvido, mas a verdade é que poucas pessoas sabem de fato o que é a Internet das Coisas. Também chamado como IoT, sigla oriunda do inglês Internet of Things, o conceito diz respeito à vastidão de dispositivos conectados à internet e interagindo com ela e com outros objetos inteligentes

Enquanto antes a rede era acessada por meio de cabos vinculados a um computador, hoje, diversos aparelhos estão ligados a ela de forma móvel, sem fios. Ao mesmo tempo, cada vez mais nos tornamos dependentes desta tecnologia tanto no dia a dia quanto em nível industrial. Conheça melhor como funciona a Internet das Coisas e seus impactos nas nossas vidas.

O que é Internet das Coisas e onde nos relacionamos com ela?

Característica da transformação digital, a IoT nada mais é do que a nossa velha internet, aquela muito comentada desde os anos 90 e que sempre está evoluindo tecnologicamente, mas conectada a diferentes aparelhos além do tradicional computador, os chamados objetos inteligentes.

Tudo começou com dispositivos que já somos bastante familiarizados, como celulares (smartphones), tablets e impressoras; foi avançando para demais objetos, como televisões (Smart TVs), videogames e relógios. Atualmente, existem exemplos de internet das coisas em muitos equipamentos do nosso dia a dia: geladeiras, microondas, fogões, cafeteiras, ar condicionado, veículos, lâmpadas, fechaduras e as cada vez mais populares assistentes virtuais. Dessa forma, esses objetos são automatizados e, por isso, conseguem realizar suas funções a partir da programação do usuário. Por exemplo, o fogão é capaz de desligar sozinho quando a comida está pronta, além de identificar problemas (por exemplo, um vazamento de gás), interromper sua operação e ainda enviar um alerta ao humano.

Como funciona a Internet das Coisas na indústria?

As conexões sem fio, como bluetooth, Wi-fi e o 5G (que ainda está chegando ao Brasil), contribuem para que a IoT se aproxime de outros maquinários para automatizá-los. A migração do mundo offline para o online ocorre em todas as áreas, muito além dos aparelhos rotineiros. Assim, a IoT está em variados setores da economia e é peça fundamental para a nova onda da revolução industrial, a chamada Indústria 4.0. Aqui, ela também é conhecida como IIoT, isto é, Industrial Internet of Things, em português Internet das Coisas Industrial.

São exemplos de internet das coisas industrial as máquinas agrícolas automatizadas e que contêm sensores meteorológicos e identificadores do nível de água do solo, bem como os sensores que oferecem segurança ao trabalho em diversas áreas e os medidores de temperatura e umidade, os quais possibilitam mais precisão nos processos.

VEJA TAMBÉM: A automação da minha estrutura de TI custa caro! Será mesmo?

Os benefícios da Internet das Coisas

Não basta entender o que é Internet das Coisas sem compreender as suas possibilidades de aplicação e as vantagens que ela traz para nós. A IoT é uma aliada da sustentabilidade e, além da nossa casa e da indústria, vem revolucionando a urbanização. A partir da integração da internet com postes, meios de transportes públicos, semáforos, equipamentos hospitalares e sistemas de distribuição de água e energia, há o conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities). Elas não apenas melhoram a qualidade de vida dos seus habitantes, mas também propõem a economia dos recursos evitando o desperdício.

Em empresas, a Internet das Coisas aumenta a eficiência dos processos, reduz os custos da produção, oferece segurança aos funcionários e satisfação ao cliente final. Ela se torna cada vez mais essencial. A Vita IT apresenta múltiplas  soluções em IoT que ajudam o seu negócio a crescer. Entre a gama de serviços ofertados, trabalhamos com o desenvolvimento de softwares e inteligência artificial, datacenter e cloud, além de, claro, as soluções em cibersegurança para manter todos esses equipamentos inteligentes protegidos.

Gostou de conhecer melhor o que é a Internet das Coisas? Agora entre em contato conosco e permita que seu negócio embarque na transformação digital!

Recent Posts

Deixe seu comentário