Mais um ano se inicia e as empresas estão realizando seus planejamentos e estipulando novas metas. Os departamentos de TI começam a pensar: no que investir em 2023? Por isso, ficar ligado nas tendências da Tecnologia da Informação é a solução para prever o que seu negócio pode precisar em breve e o que trará retorno.
Confiras as tendências de TI que vão passar pelo seu 2023!
6 tendências da Tecnologia da Informação esperadas
1. Mais e mais automação
Muitas empresas já apresentam certo nível de automação, isso é verdade. Possuem máquinas e softwares que realizam atividades e obedecem a processos automaticamente, sem a necessidade de um funcionário o tempo todo para geri-los.
A automação, no entanto, já está em um novo patamar. Aliada à Inteligência Artificial, ela também é capaz de identificar possíveis problemas e apontá-los precisamente ao colaborador para que este os corrija, ou mesmo consegue se ajustar sozinha, sem necessidade de intervenção humana.
Do mesmo modo, espera-se que diferentes ferramentas automatizadas se tornem mais conectadas umas às outras, facilitando o trabalho e a criação de processos.
2. Observability
O amadurecimento dos sistemas do negócio, além da automação, também aborda as soluções de observabilidade. Isto é, ferramentas capazes de acompanhar, analisar e rastrear fluxos de dados para monitorar eventuais falhas de desempenho e encontrar sua origem, facilitando a correção.
Pense em uma fábrica, por exemplo. Os sensores controlam a produção, identificando caso um equipamento quebre ou um produto tenha defeito. No universo da TI, esses recursos também são necessários, ainda mais se tratando de algo nem sempre visível aos olhos.
Por isso, cada vez mais se falará de observability.
3. Espaços de trabalho interativos
Existem diferentes modelos de negócio se relacionando: o presencial, o remoto e o híbrido. Cada empresa se adaptou da melhor forma de acordo com suas necessidades, mas elas precisam ser flexíveis para lidarem com diversos fornecedores e clientes, sem dificultar a vida dos colaboradores.
Por isso, apostar em espaços de trabalhos interativos, com ferramentas de colaboração, equipamentos de videoconferência avançados e soluções de conectividade gera mais produtividade e qualidade ao trabalho.
4. Mais videoconferências
As videoconferências merecem um tópico só para elas, já que estão mudando as culturas empresariais. No trabalho híbrido, os funcionários que estão no escritório precisam conversar com os que estão em casa. Além disso, a comunicação com os clientes e fornecedores também pode ser feita de forma online, até mesmo eventos envolvendo um grande grupo de pessoas são online – ou seja, não dá mais para ficar de fora desta tendência.
Assim, é necessário investir na estrutura de equipamentos de videoconferência, afinal, ninguém quer passar carão com um cliente por causa de falhas técnicas ou não conseguir prosseguir a reunião com o colega de trabalho devido a cortes no áudio ou na ligação.
Boas soluções de videoconferência não apenas oferecem recursos avançados de colaboração, mas também proteção dos dados, garantindo que as equipes se conectem de forma eficiente e segura, independentemente da sua localização geográfica.
5. Wi-Fi 6
Os últimos anos trouxeram novidades para a internet móvel, como o Wi-Fi 6 e o 5G. Agora, uma das tendências da Tecnologia da Informação é que isso se popularize ainda mais – o que é ótimo para empresas que lidam com fluxos robustos.
As soluções de Wi-Fi 6 da Cisco são muito interessantes, porque os roteadores da marca podem se conectar simultaneamente a oito dispositivos sem que a qualidade da internet seja prejudicada e a rede fique congestionada, o que não era impossível ao Wi-Fi 5. A tecnologia também foi projetada visando eficiência energética e segurança da rede por meio de criptografia de ponta a ponta, proteção contra ameaças cibernéticas e controle de acesso por senha.
6. Segurança digital
Por fim, não podemos deixar de comentar sobre a Segurança da Informação. Esse mundo altamente conectado, com automação, IA, internet móvel, comunicação e compartilhamento de dados de diferentes localidades não pode pecar pela falta de proteção digital.
Não são apenas as organizações que estão em mudança, os hackers também adequaram as ameaças e os ataques digitais às novas tecnologias. Seu negócio não pode ser pego desprevenido!
A Vivo Vita está acompanhando todas as tendências de TI
Nosso DNA é digital, vivemos na prática as transformações que a tecnologia traz às pessoas e aos negócios. Mais do que isso, também levamos a outras empresas soluções sob medida e inovações eficientes que otimizam o seu trabalho.
Confira os cases de sucesso da Vivo Vita e veja como um Wi-Fi eficiente e outras ferramentas modernas fizeram a diferença no complexo de um supermercado e em uma rede de farmácias, por exemplo. Acompanhe as tendências da Tecnologia da Informação de 2023 com a gente! Acesse nosso site.