Share Button

Projeto para o novo ambiente de armazenamento de dados simplificou com alta performance a agilidade de processos, se preocupando em não complicar a vida do time de TI.

Um banco de investimentos necessitava atualizar a infraestrutura de armazenamento, considerando toda a delicadeza de seus processos e como isso afetaria a experiência dos clientes. Afinal, mudanças exigiriam, teoricamente, remanejamentos grandiosos e possíveis atrasos em um sistema que não pode parar. Além do mais, a modernização deveria trazer um ambiente de armazenamento de dados com performance excelente para sustentar todos os negócios do banco, ou seja, as transações e processos críticos. Isso, justamente, em um momento em que a empresa está expandindo e modernizando a arquitetura de armazenamento.

Acostumado a fazer projetos anuais de tecnologia, o banco tem como preceito trabalhar sempre com os melhores processos e as melhores soluções tecnológicas . As exigências para este projeto partiam de criar uma infraestrutura de armazenamento que entregasse performance e segurança, porém com o diferencial de ser uma plataforma programável e com uma gestão simples e objetiva, sem a necessidade de implantar várias ferramentas e processos para que tudo funcionasse.

Armazenamento de dados com desempenho sem precedentes

A solução para a nova rede de armazenamento de dados deveria ser objetiva e todos os processos dela também. Foi assim que se chegou até a PureStorage.

O projeto de modernização do armazenamento de dados do banco foi iniciado pela Vita IT a partir do estudo da arquitetura solicitada, elaborando uma solução que atendesse a demanda de maneira ideal. Uma característica da solução é ser de simples instalação e operação, pois ela deve ser objetiva e todos os processos que a rodeiam também. Foi assim que se chegou até a PureStorage, ferramenta que entrega a complexidade necessária, mas com um manual simples de entender, tal qual sua usabilidade.

Manual PureStorage

A grande vantagem vista para este case na implementação da PureStorage como storage estava nas novas possibilidades que se abririam com a velocidade entregue não só pela plataforma, que tem uma performance enterprise, mas também pelo hardware otimizado com o que há de mais moderno em tecnologia de armazenamento: o protocolo NVME. Totalmente All Flash, ou seja, 100% em flash, com nenhum sistema mecânico dentro da sua arquitetura, a ferramenta não só substituiu a antiga solução de armazenamento de dados, como melhorou este ambiente como um todo. Isso porque, no lugar de trabalhar serialmente, ela age em caminhos paralelos, o que entrega muito mais performance. 

A Vita IT encontrou grande competitividade com concorrentes e produtos similares, porém o banco seguiu com a PureStorage, justamente por priorizar sempre trabalhar com a alta tecnologia, liderança de mercado e simplicidade de gestão. Para se ter uma ideia, a opção do concorrente ocupava pelo menos três vezes mais espaço físico do que a que foi efetivada pela Vita IT. A implementação durou cerca de um dia em cada site, considerando toda a migração e expansão.

Tecnologia facilitada para o TI e para a experiência do cliente

Os benefícios vão além dos processos internos e chegam até o dia a dia do trato com o cliente final, que neste setor precisa lidar com uma tecnologia facilitada para garantir decisões inteligentes e ágeis. 

Como o banco estava acostumado a mexer em um ambiente complexo, a nova arquitetura de storage tem promovido uma experiência incrível e com menos preocupações. Usualmente, as soluções de armazenamento de dados tendem a exigir muito de quem opera a máquina, entretanto a solução da Pure é simples, objetiva e com foco no que o cliente precisa saber para cuidar do negócio. Ela entrega não só no equipamento, mas também através de uma plataforma WEB, 100% via cloud. Agora, o colaborador responsável pela gestão da área pode, por exemplo, abrir chamados de casa e visualizar as necessidades por meio de um aplicativo de celular.

A PureStorage também traz benefícios na experiência provida para o cliente final do banco, já que ele precisa de retornos rápidos sobre o mercado de ações e investimentos, decisões ágeis e inteligentes, nas quais a tecnologia deve ser facilitadora, e não um dificultador da tomada de decisão. Ou seja, o diferencial é que, entregando uma experiência melhor para o banco, não é só o time de TI que ganhou benefícios, as vantagens chegaram em cadeia a todos os players, incluindo clientes.
Sem esquecer que esta é uma solução de arquitetura de storage que nunca vai ficar fora de linha. De três em três anos, o cliente que adquiriu a PureStorage receberá as atualizações do programa sem precisar pagar a mais por isso. O suporte ao cliente lhe dá o direito de atualização do hardware com uma simples troca de controladora na versão mais recente sem a interrupção de seu ambiente, mantendo seus dados armazenados no mesmo equipamento. É um modelo de trabalho único, já que a prática do mercado é agir custeando cada novidade.

Recommended Posts

Deixe seu comentário