Share Button

O projeto do complexo comercial era novo e buscava tecnologias modernas e inteligentes

Um supermercado localizado na cidade de São Paulo planejava ampliar seus serviços a partir da construção de um complexo comercial. Além de um ambiente físico moderno, o empreendimento buscou levar aos clientes e colaboradores o conceito de mercado inteligente, ou seja, com objetos conectados à internet para serem altamente funcionais. Para isso, contatou a Vita IT para a elaboração de um projeto de arquitetura de rede completo desta nova unidade.

Foi a primeira vez que o supermercado contou com um parceiro responsável exclusivamente pelo setor de tecnologia da empresa e, assim, pôde integrar e automatizar os diversos dispositivos que já possuía, mas que estavam soltos, fora de uma estrutura centralizada. Além disso, adicionou à rede corporativa ferramentas que lhe garantem boa conectividade e mobilidade, bem como sua segurança e a melhoria dos serviços oferecidos pelo comércio.

Os componentes da arquitetura de rede

A Vita IT desenvolveu um projeto pensado em quatro pilares

O projeto criado pela Vita IT analisou as necessidades do complexo comercial e desenvolveu uma nova arquitetura de rede pautada em quatro pilares:

  • Conectividade: criação de uma rede corporativa eficiente e apoiada em duas tecnologias, a cabeada e a Wi-Fi com pontos de acesso espalhados por todo o estabelecimento.
  • Mobilidade: o Wi-Fi permite desde a flexibilidade nas operações do armazém do supermercado até o acesso à internet pelos seus consumidores, proporcionando-lhes uma boa experiência de compras.
  • Segurança de rede: a internet é acessada pelos usuários corporativos e terceiros (os clientes), por isso, sua proteção foi pensada em quatro quesitos: um Firewall para defesa do perímetro; o Cisco ISE para validação dos usuários; o Cisco Umbrella para verificação de DNS; e o Cisco Stealthwatch para monitoramento de tráfego a fim de reconhecer caso seja malicioso.
  • Serviço: ao permitir que os consumidores acessem a rede, o supermercado é capaz de entender o perfil dos clientes por meio do Cisco DNA Spaces e, assim, consegue criar ações de marketing mais efetivas.

A camada de orquestração

Unir estes quatro pilares foi possível devido ao Cisco DNA Center

A partir desta infraestrutura da nova arquitetura de rede corporativa, a Vita IT atendeu as diversas frentes do complexo comercial, visto que este oferece serviços variados. Isso foi possível graças à camada de orquestração, isto é, a automatização de todas as ferramentas por meio do Cisco DNA Center, o coração do projeto. Além disso, a empresa integrou os dispositivos tecnológicos que o supermercado possuía ao mesmo tempo em que lhe deu espaço para a adição de novas tecnologias, uma vez que a inovação é um dos valores da empresa. Por fim, ainda atingiu a experiência do cliente final de forma positiva.

O desenvolvimento e a implementação do projeto ocorreram juntamente com as obras do complexo, dessa forma, a Vita IT e o supermercado trabalharam lado a lado durante todas as operações. Hoje o projeto está finalizado e rodando com sucesso.

Gostou deste case de sucesso da Vita IT? Venha conhecer outros projetos inspiradores no nosso blog!

Recommended Posts

Deixe seu comentário