Share Button

Contribuir com o desenvolvimento da sociedade é imprescindível para a longevidade das companhias. Aqui na Vita entendemos que, para alimentar o ecossistema de inovação que vivemos, devemos investir na educação corporativa dos jovens que ingressam no setor de tecnologia.

Com a experiência que adquirimos, sabemos que construir um cenário disruptivo na área de tecnologia não é uma tarefa simples. As pessoas são o centro da estratégia de inovação e a melhor forma de gerar profissionais engajados com essa missão seria investir no treinamento e inserção no mercado. Assim nasceu a Vita Academy.

O projeto é fruto da campanha Be Better Together, que incentiva a participação dos colaboradores e da empresa em ações que contribuem para o desenvolvimento social. Durante o programa, jovens selecionados participarão de uma intensa rodada de estudos e certificações, incluindo treinamento técnico e comportamental, além de ações com grandes players de tecnologia. Após esse período, serão encaminhados, de acordo com sua aptidão, às áreas da companhia para começar o programa de trainee. Esse processo será acompanhado de perto pelos gestores do projeto e também facilitará a circulação dos jovens por áreas distintas, para que conheçam a rotina da companhia por completo.

“Ninguém nasce competente, competência se cria. O que estamos fazendo é dar oportunidade para que jovens criem competências profissionais e pessoais e estejam capacitados para ingressar no mercado de trabalho. Analisamos suas habilidades cognitivas, pessoal e profissional durante sua jornada e de acordo com os resultados encaminhamos para sua área de atuação. Temos em nossa DNA o desenvolvimento humano e social.”

Paulo Ferreira, CEO da Vita IT

Além de colaborar com a capacitação e inclusão dos jovens no mercado de trabalho, tendência no mercado de tecnologia, que busca profissionais com maior conhecimento, a Vita Academy tem como objetivos principais:

  • Capacitar novos talentos com conhecimentos e habilidades tecnológicas para ingressarem na empresa;
  • Engajar e orientar os jovens para se tornem protagonistas do crescimento profissional;
  • Impulsionar a transformação de jovens e estudantes;
  • Prepará-los para o mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação.

O responsável pela coordenação é Ricardo Kyomen. Com formação em Engenharia Elétrica pela UMC , CCIE Routing & Switching ( 2001 – 2011) e atualmente instrutor da Cisco Networking Academy. Kyomen traz seus mais de 20 anos de experiência na área de TI para enriquecer o projeto.

A segunda fase do projeto prevê, ainda, ações em parceria com entidades de capacitação de jovens em comunidades carentes, buscando transformar a forma como os novos talentos entre no mercado de TI.

A tendência da educação corporativa em tecnologia

A educação corporativa vai muito além dos treinamentos normalmente oferecidos. Os programas de educação estão presentes em empresas que pensam a longo prazo, alinhando a gestão de pessoas ao compartilhamento de conhecimento entre os profissionais e o mercado.

A alta demanda das inovações tecnológicas não permite a atualização dos cursos universitários ou profissionalizantes na mesma velocidade. Por isso, a área de tecnologia enfrenta uma certa defasagem de profissionais atualizados, capazes de desenvolver projetos com a qualidade que o mercado exige.

Essa demanda gerou os programas internos de educação, onde as empresas atualizam seus profissionais sobre novas tecnologias e suas aplicações.

Artigos Recentes

Deixe seu comentário