Share Button

O mercado de trabalho na área de tecnologia está crescendo continuamente e é exigente quanto à qualificação de seus profissionais. A Vita IT acredita que as pessoas são o centro da estratégia de inovação e a melhor forma de gerar profissionais engajados com essa missão é investir no treinamento e inserção no mercado. Assim nasceu a Vita Academy, que tem como principais objetivos:

  • Capacitar novos talentos com conhecimentos e habilidades tecnológicas para ingressarem na empresa;
  • Engajar e orientar os jovens para se tornem protagonistas do crescimento profissional;
  • Impulsionar a transformação de jovens e estudantes;
  • Prepará-los para o mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação.

Em nosso último artigo detalhamos todo o processo da Primeira fase da Vita Academy e hoje damos início a segunda fase do Programa de Trainee.

Durante cinco meses – de agosto a dezembro – os jovens trainees vivenciarão, na prática, o dia a dia de trabalho nas áreas da companhia, uma oportunidade de conhecer a rotina da empresa e, assim, a realidade e os desafios do mercado de trabalho.

Essa vivência é fundamental no processo de formação profissional desses jovens, pois as funções na área de tecnologia deixaram de ser operacionais e tornaram-se estratégicas.

O processo será acompanhado de perto pelos gestores do projeto e, além do apoio dos colegas de área, os jovens contarão com a colaboração de três importantes inspiradores do seu desenvolvimento profissional:

  • Um Tutor responsável pelo acompanhamento de suas atividades;
  • A Mentoria de Ricardo Kyomen, coordenador do Programa e instrutor da Cisco Network Academy;
  • O Coaching da área de Recursos Humanos da Vita IT.

Os trainees têm metas a cumprir, passarão por avaliações mensais e permanecerão por dois meses na área escolhida para essa segunda fase do Programa. Terminado esse período, se houver interesse, eles poderão migrar para outra área da companhia ou então continuar na mesma área por mais três meses.

No final deste ano, dependendo do desempenho e interesse dos jovens, os trainees poderão ter seu contrato prorrogado ou, se tiverem concluído o curso profissionalizante ou universitário, poderão ser efetivados pela empresa.

Vita Academy na percepção dos jovens

Veja a seguir a opinião dos jovens trainees que estão participando do Programa Vita Academy:

Da esquerda para a direita: Trainee na área de Pré Vendas: Alberto Marques, Tutor: Cristhian Arruda e Trainee na área de Pré Vendas: Rodrigo Teles

“Essa é uma grande oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional, tanto em questões técnicas como em trabalho em equipe. Na primeira fase a aprendizagem não foi só teórica, mas também prática com equipamentos reais e situações que acontecer no dia a dia. Agora, tenho a impressões que todos da área são muito bem capacitados para desempenhar as suas funções com responsabilidade em tudo que fazem. Um trabalho em equipe muito bem coordenado e um ambiente agradável de estar que faz a produtividade aumentar. Isso vai nos inserindo cada vez mais no modo como a empresa opera e a sua filosofia de trabalho. Um auxilia o outro para que o resultado final seja o mais completo possível.”
Alberto Marques Silva Junior – Trainee na área de Pré-Vendas

“Não conhecia muito o mundo de redes, mas aprendi bastante na Academia, desde os princípios de Network, os protocolos e também a parte técnica da rede. Fizemos configurações e simulações de redes e tivemos uma visão da complexidade da área. Foi marcante ter a oportunidade de realizar os treinamentos com os Roteadores e Switches, fazer simulações com esses equipamentos para entender melhor o funcionamento da rede. Agora na área de Pré-Vendas estou conhecendo melhor os produtos e serviços que a Vita trabalha e tendo uma visão mais técnica. A equipe tem pessoas com muito conhecimento e ajudam sempre que necessário, assim temos um melhor aproveitamento nessa área.”
Rodrigo Vieira Teles – Trainee na área de Pré-Vendas

Da esquerda para direita: Tutor: Vitor Nunes e Trainees na área de Engenharia: Julio Cesar e Gustavo Fortunatto

“A primeira fase foi um treinamento intenso no qual podemos absorver muito conhecimento. Para mim foi incrível, pois antes de chegar à Vita eu já almejava seguir esta área e com essa oportunidade pude ver que é realmente o que eu desejo. A minha expectativa para a segunda fase é maior ainda, ir a campo, aprender com os profissionais que estão atuando, poder tirar dúvidas mais específicas, conhecer melhor cada área da empresa e do mundo Cisco, isso tudo torna o desejo de aprender ainda mais forte. Participei de um projeto de Collaboration e aprendi bastante sobre a área de Engenharia, estou acompanhando os profissionais e estou gostando muito!”
Gustavo Barbosa Fortunato – Trainee na área de Engenharia

“No início pensei que iríamos estudar apenas configurações básicas e instalação de equipamentos, mas com o decorrer do treinamento percebi que o conhecimento que estava adquirindo era mais completo e abriria porta para outras áreas de TI. Vejo a Engenharia como uma área multidisciplinar que exige raciocínio lógico, pensamento crítico e conhecimento técnico, o que se alinha com minhas expectativas. Percebi também que é possível aprender muitas coisas nessa área, por isso estou muito contente com a oportunidade de estar nela.”
Júlio Cezar Fagundes Oliveira – Trainee na área de Engenharia

Da esquerda para a direita: Trainee na área de PMO: Rodrigo Lima e Tutor: Dorival Carvalho

“Na primeira fase foi possível entrar em contato com a área de uma maneira mais real, praticando tanto com o packet tracer, quanto com aparelhos reais (switches, roteadores e um monte de cabos). Isso foi crucial para ter a primeira visão sobre como é a área de Redes. Agora estou na área de projetos (PMO). Gosto bastante do dinamismo da área. A todo momento as pessoas estão se comunicando, com clientes ou outros funcionários. Esse alto nível de comunicação me deixa bem animado. E também é notável que a organização é crucial para se alcançar os resultados desejáveis nos projetos.”
Rodrigo Dias Lima – Trainee na área PMO

Da esquerda para a direita: Tutor: Sidnei Passos e Trainee na área de Operações: Leonardo Lisboa

“O mundo de redes era algo que eu não tinha muita noção e conhecimento. Nesta primeira fase pude conhecer mais sobre esta área e entender como ela funciona, aumentando meu conhecimento não apenas em redes mas em TI. Foi uma experiência boa e gratificante. Espero obter agora uma experiência de mercado e continuar estudando para obter mais conhecimento sobre e retirar minhas certificações. Fui extremamente bem recepcionado pela a equipe de Operações e já pude perceber que é uma área rápida, que necessita de um atendimento veloz e bom para resolver as demandas dos clientes.”
Leonardo Lisboa Ribeiro Silva – Trainee na área de Operações

A Vita Academy também é fruto da campanha Be Better Together que incentiva a participação dos colaboradores e da empresa em ações que contribuem para o desenvolvimento social.

Artigos Recentes

Deixe seu comentário