Share Button

À medida em que as empresas evoluem na sua transformação digital, aplicações e recursos são adicionados à estratégia para dar suporte ao modelo de negócios. Assim, as estruturas de tecnologia se tornam cada vez mais relevantes para o sucesso das organizações, tanto quanto se tornam complexas.

Sejam aplicações, memórias, discos de armazenamento ou uma estrutura em nuvem, todo recurso digital precisa ter visibilidade para que o departamento de tecnologia analise seu funcionamento e garanta que estejam disponíveis para as operações necessárias.

Mas o que é o monitoramento de aplicações (APM)

O conceito de APM, ou monitoramento de performance das aplicações, surgiu exatamente para ajudar a gerir os ativos de tecnologia. Com um monitoramento adequado, é possível ter visibilidade completa das transações de negócios, podendo, até, prever problemas e reduzir o tempo de resolução.

As soluções de APM são capazes de fornecer métricas importantes sobre o funcionamento das aplicações, possibilitando empresas a aproveitarem maior desempenho e estabilidade dos seus sistemas.

Grandes players no mercado oferecem soluções de monitoramento de aplicações, como o AppDynamics, adquirido pela Cisco em 2017, que oferece uma visão abrangente de tudo que acontece nos sistemas da empresa, garantindo melhora na experiência do usuário e colaborando na redução de custos.

Como fazer um monitoramento de desempenho de aplicações que funciona

Uma rede corporativa oferece um grande número de variáveis, isto é, um grande número de pontos de falha, quando se fala em manter tudo funcionando. Por isso, é importante ter um planejamento do monitoramento para saber como e o que acompanhar.

O primeiro passo é definir quais são os serviços mais críticos e de maior impacto para o negócio. Com isso, determinar as principais métricas que identificam o bom funcionamento destas aplicações. Com isso, uma ferramenta que ofereça relatórios completos ajudará a visualizar tudo que acontece na aplicação.

A proatividade é o próximo passo. Com observação detalhada e respostas rápidas a cada alteração na aplicação, a companhia pode evitar problemas, garantindo uma alta redução no tempo de resolução e, consequentemente, nos custos da estrutura.

Com uma estrutura de alto desempenho e velocidade nas correções, o negócio ganha agilidade. Nesse caso, para otimizar ainda mais a efetividade dos negócios, a solução Cisco AppDynamics oferece uma visão do impacto de novas aplicações na experiência do usuário final. Assim, é possível melhorar a performance e verificar, em tempo real, se a solução atende as expectativas do cliente.

O monitoramento em camadas

Mas como monitorar uma estrutura de ponta a ponta? A saúde do negócio está diretamente ligada à saúde das aplicações. Por isso, um monitoramento do início ao fim se faz necessário nas estruturas digitais das grandes empresas. A solução da Cisco entrega dados desse monitoramento baseados em camadas de forma unificada.

Na camada de negócios, é possível relacionar a performance das aplicações com a experiência dos usuários e o desempenho do negócio. E na camada de sistemas, está toda a visibilidade da aplicação, até a análise por linha de código. O monitoramento desses dois ambientes, relacionando e analisando dados importantes, torna- se uma grande vantagem competitiva.

Com essa abordagem, o AppDynamics é líder mundial há 7 anos consecutivos em APM e colabora com grandes companhias para monitorar suas aplicações e garantir a qualidade dos seus negócios.

Para entender um pouco mais sobre monitoramento de aplicações com AppDynamics, acesse esse infográfico ou entre em contato com nossos especialistas.

Artigos Recentes

Deixe seu comentário