Share Button

Falar de soluções de monitoramento, observability, APM, entre outros tem sido fundamental nas empresas. Entender como funciona o fim-a-fim de uma transação de compra no e-commerce ou de uma emissão de nota fiscal gerada pelo SAP é base para aprender o comportamento do usuário final e gerar insumos para melhorar sua aplicação e/ou seu sistema. Ter uma solução que monitora é indispensável. Mas hoje não é mais suficiente. Sentimos a falta do fim-a-fim contemplar outras necessidades como o monitoramento da minha ferramenta de colaboração nas filiais. Entender e correlacionar métricas de WAN com chamadas no backend. E além disso, entender qual o impacto financeiro de uma lentidão ou erro na minha plataforma.

Os tomadores de decisões nas empresas estão cada vez mais técnicos. Cada vez mais a compra de uma solução, infraestrutura (principalmente cloud) e ferramentas precisam ter um retorno sobre o investimento (ROI) justificável. Obter diversas ferramentas, mesclando open source com Software de “prateleiras” acabam tornando as salas de guerra (war rooms) cada vez mais longas e complexas. Quantas vezes participamos dessas salas para identificar o problema em uma máquina em um cluster com problemas, mas as demais não?! Quantas horas são gastas e qual o valor de cada profissional que deveria estar focado em inovações e confiabilidade do seu Negócio, em uma sala de guerra resolvendo bugs.

Fornecer para o tomador de decisão informações de Negócio, sobre impactos de uma lentidão ou erro que acontecem no ambiente correlacionando com métricas financeiras vai ajudar a melhorar essa confiabilidade e apontar os esforços para inovação em vez de resolver problemas, backlogs e bugs. Com o aumento de deploys acontecendo no ambiente, medir as métricas e indicar se aquele deploy sem sucesso teve impacto financeiro por ter subido uma máquina nova na nuvem para testar, desenvolver ou homologar, é importante. Medir se o que testamos em QA (Quality Assurance) com o que encontramos em produção, também faz parte do processo de confiabilidade. Agora imagine medir esses indicadores através de um funil de conversão com taxa de abandono, onde cada abandono lhe fornece a visão sobre quem abandonou e o por que, durante um processo de Negócio como uma venda, compra, emissão no SAP, entre outros.

Ter uma solução como a Plataforma de Gestão Inteligente de Negócios AppDynamics pode auxiliar. Em uma única console web, moderna e de fácil usabilidade você pode correlacionar todas as métricas de infraestrutura, aplicação e Negócio em apenas uma visão que chamamos de snapshot, que é literalmente uma foto do que acontece naquele ambiente. Mais legal que identificar erros e resolver de forma assertiva é prevenir utilizando conceitos de Inteligência Artifial, como o Machine Learning (subconjunto de IA) para identificar de forma pró ativa os desvios no comportamento padrão do teu cliente para antecipar o erro. Imagine você avisar o seu cliente que ele está com problemas e não o contrário.

Dashboards de exemplo:

 

A VITA IT pode lhe auxiliar. Com soluções inteligentes e baseadas em Inteligência Artificial podemos garantir o monitoramento fim-a-fim correlacionando com métricas financeiras para fornecer uma rápida tomada de decisão para o executivo e indicar através do comportamento padrão do cliente, possíveis incidentes e respectivas causa raiz.

Vamos conversar? Compartilhe comigo seus desafios!

Recent Posts

Deixe seu comentário